terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Post do Diego :)

Queridos amigos,
de Chennai agora. sai da tranqüila vila de pescadores de Kovalam, na costa do mar da Arábia, para Chennai, a quarta maior cidade da Índia. aqui parece com São Cristovão no RJ, só que com mais gente, mais carro, mais poluição, mais tudo que se pode imaginar... mas na verdade acho tudo isso muito interessante.
Eh impressionante a maneira com que os indianos convivem com o caos. quer dizer, eu acho um caos, eles não. como da ultima vez estou hospedado no hotel Karpagan, popular entre indianos, principalmente para festas de casamentos. não sei se todos vcs sabem, mas casamentos aqui duram dias e os convidados ficam hospedados no hotel também. sempre quando desço vejo um festival de cores nos sáris indianos para festa. a rua é uma bagunça maravilhosa! nas calcadas (se tivesse calcada) pessoas vendem frutas tropicais deliciosas e flores lindíssimas de jasmim, lótus etc. na rua, carros, motos, bicicletas, pedestres e procissões de casamento e do templo que fica na frente do hotel e q é o maior templo da cidade. quando chega a noite a rua fica abarrotada de gente e de carro. cada carro com uma buzina mais poderosa do que a outra e aqui eles usam ela pra valer. pra se ter noção da importância da buzina na Índia, se a buzina quebrar eles consideram que não da pra dirigir mais e param o carro para consertar! já presenciei isso!
Ao lado do hotel fica o restaurante Sangeetha, típico restaurante indiano. uma refeição custa menos que 2 reais! primeiro se paga, ai o garçom traz o prato que é um pedaço de folha de bananeira, ai a comida vai sendo servida e levada a boca com nosso talher natural de 5 dedos.
Mas adoro estar aqui! não pelo restaurante nem pela "beleza" da cidade. é que, em 1976 Desikachar fundou um centro de yoga baseado nos princípios de seu pai e professor T.Krishnamacharya (1888-1989). todas as vezes que vim para Índia venho pra cá estudar. aprecio muito a abordagem deles sobre o yoga, além de ser uma fonte seria e confiável. krishnamacharya era considerado mestre em todas as filosofias que derivam dos vedas. mas tamanha era sua sede por conhecimento que não se deu por satisfeito e nos anos 20 peregrinou ate a montanha sagrada Kaylash, no Tibete, para estudar com um professor, já que na Índia seus estudos foram considerados concluídos. la viveu por 7 anos e meio ate seu guru envia-lo de volta para a Índia com a missão de tornar o yoga mais popular.
sinto que ele realmente conseguiu honrar seu mestre pois hoje o yoga é popular no mundo todo. em kovalam conheci praticantes de varias nacionalidade, inclusive da Rússia, todos praticando ashtanga yoga, serie de posturas e respiração criada por ele nos anos 30. Krishmacharya tornou a mensagem do yoga universal ensinando para estrangeiros, mulheres e praticantes de outras religiões.
como fico estudando a maior parte do tempo, vim sozinho pra cá. mas dia 12 a rapha chega. sempre perguntam sobre ela já que na primeira vez que vim em 2003 ela veio junto. depois de perguntar se a rapha vai bem eles perguntam se já tive os filhos. aqui, 9 meses após o casamento já se tem o primeiro filho, não importa a condição financeira. e eles ficam intrigados e surpresos pois sempre respondo "next year"...
costumo ir a fundação J. Krishnamurti um lugar lindo e pacifico com uma biblioteca enorme com vídeos e livros a disposição para se estudar. ele foi um grande filosofo e acredito que seu trabalho seja fácil de encontrado ai no brasil.
fico pensando como seria bom para nos brasileiros se o Brasil fosse cortado por ferrovias com aqui na índia. aqui o trem corta campos, plantações, rios, vilas. 15 horas passam rápido contemplando e entendendo esse pais.
e vcs? como vao?
um grande bjopazdiego

Um comentário:

BLA BLA TRA LA LA disse...

Que ótimo Diego !
Fico feliz com a oportunidade de vc se aprofundar mais e mais no que você já nos ensina com muita naturalidade e ótimo desempenho. O que você nos passa de conhecimento, principalmente através de seus bons exemplos e convivência é fantástico e imagino o quanto deve ser bom para você estar aí ! Vocês ficam aí até quando ? Vai voltar a nos dar aulas ? =) Finalmente estou no meio da gestação ! 20 semanas já se passaram e a barriga está crescendo.Infelizmente, não consegui praticar yoga. Começarei agora, que consegui comprar o livro que voce me indicou " yoga e saude da mulher" e que mostra uma série bem leve e interessante para grávidas ! hoje fiz a minha primeira prática, mas não tive muito exito...faltou almofada adequada, cubo e cinto...E claro...flexibilidade que perdi ao longo destes meses parada...Tenho nadado todo dia, o que tem sido muito bom, mas realmente a Yoga me faz uma falta danada, principalmente para o bem estar mental ! =) tudo de bom, continuem aproveitando ! Voce perguntou " como voces vao" e de nós eu falei ! =) Um beijo,Cris